segunda-feira, 12 de abril de 2021

ESTEEM (1972)

 


Cada opção tem os seus infortúnios, pântano melindroso de aparentes rejeições. Há quem se precipite para dentro do charco e aí se deixe afundar até não mais se fazer ouvir, outros limitam-se a suspender o curso natural dos factos sem antever em cada decisão um selo definitivo de recusa. Dou-me bem com o crepitar da lenha em chamas, enquanto os cães manifestam alegria em corridas circulares e Steve Lacy, o tenor, toca Esteem. A primeira versão datará de 1972, gravada em Paris aquando do périplo europeu. Começou no dixie, acabou no free. Era um espírito aberto como sempre são os melhores. Queria que o jazz se desse bem com outras artes, a pintura e a poesia, mas também a dança e o teatro de Beckett, por exemplo. Nada prezo mais actualmente do que esta interdisciplinaridade, a aprendizagem que advém do eclectismo e o gozo que se pode retirar do sincretismo são bens essenciais neste mundo cada vez mais afunilado na cagança. Em Portugal a desgraça é tanto mais evidente quanto a pequenez do território se reflecte na mentalidade dos seus habitantes, que vistos de Paris, como dizia o outro, têm todos aspecto de saloios (com estudos, acrescento eu). Não levo a mal o silêncio dos monges, até o respeito. Pessoas determinadas e coerentes como rectas, mas só quando isso vem do carácter. Nunca enquanto construção de um remorso. Constato haver gente que fala demasiado de outra gente na sua ausência. Nem sempre por intriga ou maldade, acontece assim. É defeito de não se pensarem. Concentro atenções nos rostos que diante de mim se perfilam. Não acredito em espectros. Irritava-me tanto a ex-jornalista que passava o tempo a falar-me de terceiros como me irritam os cretinos que só falam de si mesmos. Não seria melhor fazer como os cães? Tal e qual como os cães, correndo aos pulos, em círculos ou aos esses, com a língua de fora e as orelhas ao alto embandeirando contentamento? It’s freedom life. Alguém que saiba em que álbum aparece, comunique por favor.

3 comentários:

Ivo disse...

https://www.discogs.com/Masahiko-Togashi-Spiritual-Moments/master/820739

Marina Tadeu disse...

Bitches Brew

hmbf disse...

Muito bem, Ivo, muito bem. Saúde.

Marina, esse é para breve. Já está ali a rir para mim.