quarta-feira, 27 de julho de 2022

CLÁSSICOS

 
Os filósofos Cínicos levavam uma vida de extrema austeridade, dispensando tudo o que fosse supérfluo. É paradigmático um episódio que se contava sobre o filósofo Demétrio (c. 412/403 - c. 324/321 a.C.), que vivia num tonel e tinha, entre os pouquíssimos pertences, um recipiente para beber água. Um dia, porém, viu uma criança que bebia da mão em concha e, percebendo que até aquele utensílio era desnecessário, pô-lo de parte.

Todos os portugueses deviam ler isto, pelo menos 100 vezes, antes de irem fazer praia. Reparem que não disse sempre, todos os dias, o que não traria mal nenhum ao mundo, antes pelo contrário. Bastava que o lessem antes de irem à praia, seria já um grande avanço civilizacional.

Tenho dito que uma das grandes vantagens de ler os clássicos é eles não estarem pejados de citações e referências aos contemporâneos, mas há mais. Esta, por exemplo, de nos clássicos estarmos sempre a encontrar coisas novas, exactamente o oposto do que sucede com os contemporâneos, em que tudo nos parece vetusto e antiquado.

Sem comentários: