segunda-feira, 15 de abril de 2024

JOSUÉ

 


É lamentável que não se fale de Josué como se fala de Moisés, o servo a quem Deus secou o Mar Vermelho para que o povo de Israel pudesse chegar à terra prometida. Josué foi quem guiou o povo depois de Moisés ter morrido, o seu livro é um livro de conquista territorial. Tem os condimentos das histórias de guerra, com espiões, prostitutas, traidores, cidades dizimadas, reis executados, cavalos amputados, etc. Tudo em nome do Senhor, que também a Josué separou as águas. Neste caso, as do rio Jordão. Pois que lhe coube ir conquistando terras para lá do Jordão, não poupando nada nem ninguém: «Destruíram tudo o que havia, matando à espada homens e mulheres, novos e velhos, e também os bois, as ovelhas e os jumentos» (Josué, 6, 21). Assim se conseguiram terras para satisfazer as tribos de Israel, doze. Conquistou-se Jericó, Ai, Jerusalém, Hebron, etc, etc, terras do sul, terras do norte, conquistas a ocidente do Jordão distribuídas em lotes pelas 12 tribos. Houve terras que ficaram por conquistar. Adivinhem quais. «Dos anaquistas não ficou ninguém no país de Israel. Só ficaram em Gaza, em Gat e Asdod» (Josué, 11, 22). Entre vários episódios curiosos no livro de Josué, o que mais me toca é esta noção clara de que a terra prometida foi conquistada a povos que já lá estavam antes. O discurso de despedida de Josué é elucidativo, podia intitular-se:

TERRA QUE NÃO VOS CUSTOU NENHUM TRABALHO E CIDADES QUE NÃO CONSTRUÍRAM

«Isto é o que o Senhor, Deus de Israel, tem para dizer: “Antigamente os vossos antepassados Tera e os seus filhos Abraão e Naor habitavam a oriente do rio Jordão e adoravam outros deuses. Eu fiz sair de lá o vosso antepassado Abraão, conduzi-o por toda a terra de Canaã e dei-lhe muitos descendentes. Dei-lhe o filho Isasc e a Isaac dei Jacob e Esaú. A Esaú dei em propriedade a montanha de Edom, enquanto Jacob e os seus filhos desceram para o Egipto. Mais tarde, enviei Moisés e Aarão e castiguei os egípcios daquela maneira, para fazer com que vocês saíssem de lá. Fiz sair os vossos antepassados e eles foram caminhando em direcção ao mar. Os egípcios perseguiram-nos com carros e cavalos até ao Mar Vermelho, mas os vossos antepassados gritaram por mim e eu pus uma grande escuridão entre eles e os egípcios e fiz com que o mar caísse sobre estes e os afogasse. Vocês bem sabem que foi isto que eu fiz no Egipto.
   Depois, vocês andaram muito tempo pelo deserto e eu fiz com que entrassem no território dos amorreus, no lado oriental do Jordão. Eles combateram contra vocês, mas eu entreguei-os nas vossas mãos e por isso vocês lhes conquistaram o território e os destruíram. Também o rei de Moab, que era Balac, filho de Sipor, foi combater Israel. Mandou chamar Balaão, filho de Beor, para vos amaldiçoar, mas eu não dei ouvidos ao que Balaão pretendia e ele teve que vos abençoar. Foi desta maneira que eu vos salvei.
   Depois, vocês passaram o rio Jordão e chegaram a Jericó cujos habitantes vos combateram tal como os amorreus, perizeus, cananeus, hititas, guirgaseus, heveus e jebuseus. Mas eu fiz com que vocês os vencessem. Espalhei o pânico à vossa frente e eles desapareceram. Não foi a vossa espada nem o vosso arco que os venceu, tal com o aos dois reis amorreus. Dei-vos uma terra que não vos custou nenhum trabalho e cidades que não construíram. É nessas cidades que vocês agora habitam comendo dos frutos das vinhas e dos olivais que não plantaram.
   Por tudo isso, sejam fiéis ao Senhor e sirvam-no com sinceridade e lealdade. Afastem-se dos deuses que os vossos pais adoraram na Mesopotâmia e no Egipto e adorem o Senhor.»

Assim ficamos a saber, entre outras coisas, que Deus tem filhos preferidos e lhes oferece de mão beijada o holocausto de terceiros. Entre os habitantes poupados à espada do Senhor não encontramos os filisteus, que andavam por Gaza. Vem no Antigo Testamento.

Sem comentários: