sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

CONTRIBUTO PARA A IMAGINAÇÃO DE VAN ZELLER (2)


Não consigo imaginar como será a fachada da mansão Van Zeller. A mim calhou-me o 3.º esq.º do edifício supra identificado. Meia dúzia de metros quadrados constituídos por uma sala de estar equipada com recuperador de calor, uma cozinha onde cabem perfeitamente dois adultos, dois quartos e um escritório transformado em terceiro quarto, para a criança mais nova não ter de dormir com a mais velha às cavalitas, duas casas de banho, sendo que a mais exígua foi transformada em casa das máquinas, com um antigo polibã a servir de suporte à máquina de lavar roupa. Há ainda um sótão, o meu covil, o meu refúgio, também equipado com uma casa de banho onde é possível aliviar a tripa com o pensamento posto na Confederação da Indústria Portuguesa. Tenho a vantagem, relativamente a muitas famílias obrigadas a puxar pela imaginação para sobreviverem com 450€ mensais, de não ter que pagar casa. O paizinho emprestou-me a guita, eu devolvi-lhe as duas primeiras mensalidades e depois tive de me fazer esquecido. Mas vou-lhe dizendo amiudadamente: querido pai, garanto-te que quando ganhar o euromilhões a primeira coisa que farei será pagar-te o empréstimo dos quinzes acrescido de juros de mora e outros constrangimentos. Ando a dizer-lhe isto há quase dez anos. Ainda que me considere um homem bafejado pela sorte (pela sorte e pelo amor, o que pode parecer sorte de barriga cheia a quem tiver dentes de leite), não há meio de me sair o euromilhões. Portanto, imagine o senhor Van Zeller que se os meus 450€ mensais são chapa gasta todos os meses sem sequer ter renda de casa para pagar, como não será ter uma renda ou um crédito a engordar de dia para dia. Diz o povo e com razão: são muitas bocas a comer e o mar não dá sardinha. Imagine, senhor Van Zeller, imagine se conseguir.

2 comentários:

Anabela disse...

Henrique, adoro estes post´s! Fico aqui a rir-me como se fosse rica e ainda me sobra 450 €
ha ha ha ha

hmbf disse...

Outros virão.