sábado, 26 de outubro de 2013

NOBEL DA PAZ

 
 A NSA é uma das 16 agências da comunidade de serviços secretos dos EUA, recebeu quase 10,8 mil milhões de dólares no ano fiscal de 2013, emprega cerca de 40 mil pessoas.


O antigo número dois da CIA Michael Morrell defendeu, esta sexta-feira, que as revelações de Edward Snowden ajudaram os adversários dos Estados Unido e representaram a mais grave fuga de informação classificada na história do país.


Barack Obama estava a aproximar-se do fim de um muito aguardado discurso sobre o combate ao terrorismo, focado em questões controversas como o uso de drones para eliminar terroristas e a prisão de Guantánamo, quando uma mulher interrompeu o presidente americano e começou a gritar.
“Você é o comandante-chefe. Pode fechar Guantánamo hoje!”, disse a mulher. “Já lá vão 11 anos!”, gritou. “Estou disposto a dar um desconto à senhora que me interrompeu porque este é um assunto digno de ser tratado com paixão”, disse Obama. Mas o presidente americano retomou a palavra apenas para ser novamente interrompido, instantes depois. Benjamin terá gritado “Vai pedir desculpa aos milhares de muçulmanos que matou?”, numa presumível referência às vítimas de ataques de drones (aviões não-tripulados e comandados à distância). A presidência de Obama é responsável pela expansão destes “assassínios selectivos” no combate à Al-Qaeda e grupos associados com a organização terrorista. O secretismo destas operações e as dúvidas sobre a legalidade e eficácia das mesmas tem levado muitos críticos a comparar a política anti-terrorista de Obama à do seu antecessor, George Bush.

Sem comentários: