segunda-feira, 4 de abril de 2016

ANGOLA & PANAMÁ LDA.

UMA OPINIÃO SOBRE ANGOLA: as pessoas deviam poder ler à vontade, seja qual for o livro. Nem que seja, vá lá, as memórias da prisão de Isaltino Morais. Num país onde ainda é tão elevada a taxa de analfabetismo, em vez de terem sido condenados os jovens activistas angolanos deviam ter sido condecorados. Só ficaria bem ao regime. Na sequência da sentença, as bancadas parlamentares do PS e do BE acharam por bem condenar em Portugal a decisão de um tribunal angolano. Tema melindroso, sobretudo estando em causa uma decisão judicial num país independente com eleições livres. É o que se diz. O PS sugeriu votos para que os princípios elementares da democracia e dos estados de direito não sejam atentados em Angola. O BE foi mais longe: condenou a punição, apelou à libertação dos activistas. O BE quis meter o bedelho numa decisão de um tribunal angolano, e isso é feio. O PS quis fazer boa figura perante a opinião pública, e isso é muito comum no PS. O PCP, o PSD e o CDS rejeitaram ambas as iniciativas, dando origem a uma nova geringonça no parlamento português. De sublinhar que o PEV se demarcou da posição do seu aliado de coligação, o PCP, votando a favor das iniciativas bloquista e socialista. Fez bem. Ainda que todos os argumentos sejam inteligíveis, excepto os de um deputado do PSD cujo nome não recordo mas tem cara de parvo, agradeço ao PEV ter-me permitido respirar fundo. Apesar do oportunismo das iniciativas, que em nada favorece a luta daqueles a quem mais compete fazer pela democracia em Angola, ou seja, os angolanos, há um cidadão luso-angolano entre os condenados. Por si só, isto obrigaria a um voto qualquer português condenando a situação de repressão a que esse cidadão e os seus camaradas de tertúlia estão a ser sujeitos em Angola. Esta é a condição, sob pena de assim não sendo termos que apresentar todos os dias votos de condenação pela repressão exercida nos quatro cantos do mundo.


UMA OPINIÃO SOBRE O PANAMÁ: o Panamá é um país simpático. E a Islândia também. Até há momentos, a Islândia era um exemplo de hombridade no combate à corrupção de políticos e banqueiros. Agora já não sei se ainda será. Salvem-nos. O Rui Tavares vem dizer que nada ficará como dantes. Temos dúvidas, temos sempre dúvidas. Afinal o que pode mudar? A vergonha dos sem vergonha é vergonha nenhuma, pelo que andar a esconder dinheiro em paraísos fiscais é quase tão relevante como o Terceiro segredo de Fátima. Na melhor das hipóteses, teremos muita gente a dizer: mas isto é alguma novidade? Eu não sabia já que estes gajos são todos corruptos e quem se lixa é sempre o mexilhão? Na pior das hipóteses, os papéis do Panamá fortalecerão o discurso dos oportunistas de serviço, aqueles que estão sempre contra o regime até serem regime. Isto pode ser muito entusiasmante. Se dizíamos da situação brasileira ser uma espécie de Portugal à escala do Brasil, iremos agora dizer ser a situação do Mundo uma espécie de Brasil à escala mundial? Enfim, são demasiados problemas para uma pobre cabeça como a minha. O que sei é simples: amanhã é dia de trabalho, hoje é dia de descanso. Vou ler poemas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Sinceramente quando li a notícia fiquei estupefacta com o facto de ser notícia. Parece que ninguém sabia! A próxima surpresa vai ser descobrir que a Suiça vive à custa do dinheiro sujo do mundo, aliás vão ser precisas várias fugas de informação, alguns anos de investigação jornalística e o espanto dos comentadores da TV. Sofia

hmbf disse...

Pois, também foi o que me ocorreu.