quinta-feira, 7 de abril de 2016

HIPOCRISIA POPULAR

As pessoas estão muito indignadas com o actual Ministro da Cultura por causa de umas parvoíces que ele escreveu no Facebook, a oferecer bofetadas a uns tipos que usam as páginas dos jornais e afins para escreveram autênticos murros nas trombas. O João Soares esteve mal por não se ter precavido contra as virgens puras da sociedade portuguesa, umas santas almas que tanto podem adorar o João César Monteiro como o José Cid e lhes perdoam todas e quaisquer injúrias. Sempre amei esta moral popular dos indignados de pacotilha, digna de um país de bons costumes e povo sereno. As pessoas também estão muito indignadas com o contributo da Joana Vasconcelos para a campanha dos refugiados. Talvez preferissem que a artista tivesse sido hipócrita e adoptasse o discurso das papas da Isabel Jonet ou a frugalidade do saudoso Cavaco. As pessoas, geralmente, adoram discursos hipócritas. Eu não. E gostei muito do testemunho da Joana, até por nos lembrar do que realmente é importante para a maioria das pessoas hoje em dia neste nosso maravilhoso paraíso digital. Afinal vocês levavam o quê? Um canivete suíço? Um livro de poesia? Já leram O Papalagui? Se leram, releiam. Aperceber-se-ão do pântano de superficialidades em que vive há séculos atolado o Mundo Desenvolvido da cultura ocidental. A Joana levava aquelas coisas todas como muitos dos refugiados que a gente vê na televisão não trazem bagagem muito diferente. Talvez as pessoas indignadas julguem que um refugiado que traga uma bagagem do género daquela que a Joana levaria não é bem um refugiado. Os refugiados trazem o que para eles tem valor ou pode ter no mercado negro do nosso pântano de superficialidades. Eu acho que de tanto partilharem as perorações do Arroja as pessoas estão a ficar como ele, estupidamente moralistas. E um pouco intelectualmente desonestas. Não acham?

4 comentários:

IA disse...

É verdade, creio que este Mundo Desenvolvido da cultura ocidental nos torna moralistas (hipócritas) devido à possibilidade de comparações, ao acesso rápido e sensacionalista de informação (falsa e enganosa-na maioria das vezes!).
Assim, revela o melhor e pior do ser humano. Facilita o estudo aos Psicólogos e Sociólogos.

A iniciativa, quanto a mim, pretende entreter e não esclarecer e agir. E é nesta superficialidade que vive este mundo chamado desenvolvido - o sonho de todos os povos. Somos por natureza assim: competitivos, solidários, hipócritas, simples, generosos, egoístas...julgamos-nos seres vivos superiores. Não?

Esta moda do SPA, massagens de "ego", torna-se uma praga. Um vírus. [aberta a possibilidade a novas profissões- medicina virtual].

Um Jeito Manso disse...

Acho.

Anónimo disse...

Se pensar nas aldeias de antigamente, esta gente toda, incluindo eu, parece as velhas sentadas à porta das casas a coscuvilhar sobre o gato que foi às filhoses. O que não seria um problema se eu também visse homens e mulheres a trabalhar nos campos e a educar as crianças, e estas a brincar. Sofia

Cuca, a Pirata disse...

Terás razão. Porém, às pessoas que estão à frente de certas instituições é-lhes exigível um comportamento ... Institucional! Quando tudo o que resta é a aparência, é natural que a malta ganhe um certo apego à aparência.