segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

ROCOCÓ


Pensa-se que a palavra "Rococó" derive de rocaille, termo francês que designa o tipo de ornamentação à base de pedras e conchas geralmente usado na decoração de fontes e grutas e que se terá combinado com "barroco". O termo "Rococó" terá sido inventado por um discípulo de David pouco depois da Revolução Francesa. Pretendia ser um insulto irónico à frivolidade do estilo aristocrático e floreado em vigor. (...) O Rococó caracteriza-se por uma abordagem ligeira, decorativa. Em temas narrativos, a história era muitas vezes reforçada por putti jocosos, ou por estátuas que pareciam ganhar vida, ansiosas por participar. Mesmo nos temas mais sombrios, os pintores entregavam-se a floreados ornamentais e efeitos fáceis. Nas artes aplicadas, a ênfase na decoração era ainda mais acentuada. Motivos como cornucópias e conchas apareciam em toda a parte e cultivavam-se as linhas curvas e a assimetria.

Citado de Arte, vários autores, consultor editorial Andrew Graham-Dixon, trad. Sofia Gomes, Civilização Editores, Agosto de 2009, pp. 242-243.

2 comentários:

manuel a. domingos disse...

:D

LMR disse...

Interessante. "Barroco" vem supostamente de um tipo de pérola irregular apanhada numa ilha no Oceano Índico. É curioso como ambos os termos derivam de elementos decorativos, ostensivos. Como tantos outros movimentos artísticos, acabaram conhecidos pelos nomes depreciativos inventados para eles.