O POEMA ENQUANTO IDEIA DE POESIA
Que a finalidade
seja provocar o sentimento
das palavras,
e alcançar
o desafio da expressão,
perseguir temas
que se ajustem ao sentimento,
afundar-se nos temas
até à emoção adequada,
está
provado,
e tanto, experimentado e testado,
como não está
que nesses trânsitos
a tendência mãe seja
por onde vai a inspiração,
«se fria ou quente»,
e não está
que tenhamos de seguir Homero
entre as Musas, rogando que o ajudem,
e Platão
saudando belos versos
mais que medíocres mas iluminados
sagazes e hábeis exclusivamente
para proveito de suas próprias forças,
e Dante,
reclamando
a intervenção de deuses
porventura sem neles acreditar:
O buono
Apollo, all’ultimo lavoro
fammi del tuo valor…
Mas também nenhuma
prova categórica garante o oposto,
que o
poema
seja conduzido na mente como uma
experiência das ciências naturais
e que a
aptidão
combinatória da mente seja
a única inspiração reconhecível.
Alberto Girri (n. Buenos Aires, Argentina, 27 de Novembro
de 1919 - m. idem, 16 de Novembro de 1991), versão de HMBF a partir do original
coligido por Marta Ferrari, in Antología – La poesia del signo XX en
Argentina, vol. 7 da colecção La Estafeta del Viento, dirigida por Luis
García Montero e Jesús García Sánchez, Visor Libros, 2010,pp. 112-113.
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