sexta-feira, 9 de agosto de 2024

TRÊS POEMAS BREVES DE ANTONIO CISNEROS

 



TAMBÉM EU FIZ O MEU EPIGRAMA LATINO
 
Com a minha lança de bronze
não temo cem legiões inimigas,
com o meu escudo de bronze
não temo os seus mil carros de combate,
mas são os teus olhos, Cláudia,
que me tornam
o sobrevivente ferido e sem cavalo
que as feras sorteiam
quando a noite chega.
 
*
 
DE REGRESSO AO QUE DISSE
 
Organizo a minha biblioteca, a discoteca, a hemeroteca,
deixo de fumar, de beber, de cuspir no chão,
sais para o aparelho digestivo, para o pâncreas,
e ao fígado guardo-o numa caixa, limito as suas funções,
deito-me e levanto-me como um galo
num país radioso, ginástica todos os dias,
e penso no mundo inteiro, nunca em mim.
(A quem estás a pedir desculpa, idiota?)
 
*
 
POETA INÉDITO NA CASA DE BANHO DO BAR PALERMO
 
Escreveu três ou quatro sonetos contra a Virgem
e um a favor.
E tudo foi arrastado pelas águas.
 
 
Antonio Cisneros, in Como Higuera en un Campo de Golf, posfácio de William Rowe, Kriller71 ediciones, 2012. Data da primeira edição: 1972. Versão de HMBF.


Sem comentários: