A história divide-se quanto aos
méritos do realizador George Cukor (1899-1983). O mesmo não sucede quando está
em causa o bom gosto que mostrou na selecção de actrizes. Em My Fair Lady
(1964), que lhe valeu um Oscar, filmou Audrey Hepburn. Katharine Hepburn foi
por ele filmada antes, em The Philadelphia Story (1940). Uma das estrelas de
Gaslight (1944) é Ingrid Bergman. Já em A Woman’s Face (1941) o protagonismo
foi para Joan Crawford. As mulheres são a figura central dos seus filmes, como
facilmente se comprova percorrendo os títulos que assinou enquanto realizador. Um
deles é o mal-amado Heller in Pink Tights/Agarrem Essa Loira (1960), com a mais
bela das actrizes de todos os tempos no papel principal: Sophia Loren.
Infelizmente, com o cabelo pintado de louro. Mas já lá iremos.
Convém lembrar
que Cukor começou na Broadway. Só posteriormente migrou para Hollywood, levando
na bagagem a ligeireza da comédia e a alegria do musical. O historiador e
crítico francês Georges Sadoul, sempre severo para com os maneirismos da
indústria norte-americana, foi bastante generoso para com a obra do autor de A
Star Is Born (1954), sublinhando-lhe as “excelentes adaptações”. A acção de
Heller in Pink Tights (a ironia do título perde-se na versão portuguesa)
decorre no Antigo Oeste, sendo algo forçoso considerar-se este um filme do
género western se nos cingirmos a uma perspectiva convencional. O desvio dos
padrões fica patente logo na cena de abertura, com dois carroções em fuga, não
de um batalhão de índios selvagens, mas de dois senhores bem compostos e respeitadores
da delimitação dos mandatos judiciais. E quem segue nos carroções? Uma
companhia de teatro. E quem os persegue? Só mais tarde saberemos.
Podemos no
entanto adiantar que algures entre a comédia de costumes e o romantismo
inerente ao estilo, a companhia de teatro significa neste contexto muito mais
do que uma mera trupe ambulante a fazer pela vida. A luta pela sobrevivência da
companhia a cargo de Thomas Healy, interpretado por Anthony Quinn, tem no seu
seio uma aliada fortíssima, uma arma tão poderosa como as que Jesse James e
Wyatt Earp usavam para fins diversos. Essa aliada chama-se Angela Rossini,
simplesmente Angie para os amigos, bela, provocante, sedutora, irresistível. E
quem menos capacidade mostra para lhe resistir torna-se sua presa, estejamos
nós a falar de empresários do mundo do espectáculo, empreendedores corruptos ou
assassinos a soldo. Tal como na mesa de póquer ela aposta-se a si mesma, na
vida o jogo estabelece-se constantemente nas jogadas de risco e no bluff.
Poderia a vida de uma actriz no Old West ser de outra maneira?
Neste filme que
na era Harvey Weinstein seria politicamente incorrecto, desde logo pelo papel
de assédio que aqui recai sobre a mulher, não com carga negativa, mas como arma
a seu favor, os produtores são quem mais se ridiculariza. Era típico da época,
aliás, como também sublinha Sadoul na sua História do Cinema Mundial, ao
lembrar as comédias ligeiras que faziam o público acreditar no sonho americano
e ofereciam dos milionários a imagem de «inocentes patetas cuja extravagância
não excluía nem a caridade nem a bondade». Agarrem Essa Loira encaixa que nem
uma luva neste tipo de leituras, não sendo por isso que perde o seu interesse.
Sophia Loren lá
está, na graça dos seus 26 anos, com um sotaque italiano irresistível, olhos
penetrantes, linhas curvas tão naturais quanto o seu sorriso contagiante. E
Anthony Quinn, que um ano antes tinha contracenado com Kirk Souglas no
magnífico Last Train from Gun Hill (1959), surge agora com as fragilidades
típicas de um amante das artes, sem qualquer domínio sobre a realidade,
sonhador, utópico, incapaz de disparar uma arma. E acrescente-se que o filme
tem a sua origem numa história de Louis L’Amour, sem dúvida um dos escritores
que mais se dedicou a reescrever a mitologia do faroeste.
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