sábado, 6 de agosto de 2022

HIROSHIMA 77

 


   Passam hoje 77 anos sobre o bombardeamento de Hiroshima. Como sabem, trata-se da primeira de duas bombas atómicas lançadas pelos EUA sobre o Japão.
   Na verdade, os responsáveis por este horror não foram os americanos. A bomba Little Boy ia cheia de víveres para auxílio das populações. Quem trocou os víveres por urânio-235 foram agentes secretos do KGB, organização da União Soviética, infiltrados nas forças militares norte-americanas. O próprio Enola Gay foi pilotado por sovietes, que assim baptizaram o avião da morte para chamarem maricas aos americanos.
   No decorrer dos preparativos para uma “Oficina de formas narrativas breves” que irei orientar no Teatro da Rainha durante o próximo mês de Setembro, dei com uma flash fiction que vem a propósito. Traduzi-a a pensar nos participantes da oficina, mas não resisto a partilhá-la hoje. Ora tomem:

AZAR
 
 
   Acordei com dores terríveis pelo corpo todo. Abri os olhos e vi uma enfermeira sentada junto à minha cama.
   “Sr. Fujima”, disse ela. “Teve muita sorte em sobreviver ao bombardeamento de Hiroshima há dois dias. Agora está a salvo, aqui neste hospital.”
   Muito debilitado, perguntei-lhe, “Mas onde é que eu estou?”
   “Nagasaki”, respondeu ela.

 
Alan E. Mayer

2 comentários:

Portuguesinha disse...

Tenho SÉRIAS dificuldades em acreditar nessa sua nova versão de quem foi responsável por o que é agora, um marco negativo e censurável da história da Humanidade.

Lá estão os americanos a passar falsa propaganda para se fazerem de santinhos. E a culpar o "inimigo" de sempre.
Bom timming... o povo acredita, já que a Rússia agora está nas mãos de um Putin. Esquecem que os EUA também não está nas mãos de nenhum sábio! E por vontade de uma maioria, meteram na presidencia um Donald Trump e dois Bush

hmbf disse...

Caramba, é ironia. Obviamente. Nem tudo é para ser lido literalmente.